Translate

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Advento - tempo de preparação. E muito o que fazer!


O advento é o tempo de preparação para o Natal. Com nossos pequenos em casa, temos muito a fazer para viver bem e preparar estes dias que antecedem o grande dia de Festa.
O Calendário do Advento é algo que fazemos há alguns anos. É um calendário que vai do dia 1/12 até o dia 24/12. Cada dia vamos marcando os números,  fazendo  uma contagem regressiva até o Natal. 
Calendário do Advento de 2011
Cortando as estrelinhas do calendário
Na Espanha, era muito comum encontrá-lo pronto, em forma de quadro com janelinhas que continham pequenos pedaços de chocolate. O que fazemos em casa é bem mais simples, mas igualmente atraem as crianças.


Calendário do Advento 2013


Geralmente temos dois presépios, um de porcelana que colocamos em um lugar de destaque. As crianças me ajudam a montá-lo. Uma vez pronto, eles  o admiram, o contemplam, mas não manipulam as peças para que não se quebrem. Para conter a vontade de rearrumar os personagens, temos um outro de feltro ou fazemos o nosso próprio de papel ou massinha. Neste ano, cada um resolveu pintar o seu.


Nosso presépio pronto.

O pequeno conhecendo as figuras do presépio.









Pintando a manjedoura.

Uma novidade deste Natal é a árvore dos desejos.  Cada dia, cada um deles oferecerá um "presente" ao menino Jesus onde estarão ora agradecendo ora pedindo algo não material ao menino Jesus. As crianças dizem o que querem, eu escrevo e eles decoram os "presentes" .E assim vamos enfeitando  o pinheiro.

Nossa árvore dos desejos.












Fazendo a "árvore dos desejos".













A coroa do advento também está presente em nossos dias. Cada domingo acendemos uma vela. E durante a semana as acendemos por um período pequeno, fazemos uma oração e cantamos cantigas natalinas. E assim vamos passando os nossos dias, enchendo de alegria os nossos corações para celebrar o nascimento de Deus Menino.



Ceci e a Coroa do Advento.

Agradecemos por dividir com vocês um pouquinho do nosso Advento. E desde já, desejamos a todos um Feliz Natal!


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Workshop sobre educação domiciliar focada na alfabetização 30/11/13

Depois de um longo tempo sem escrever, venho aqui falar do workshop que realizamos em nossa casa no último sábado, dia 30/11.

Quando resolvemos fazer o workshop, pensamos nas famílias amigas próximas. Nem imaginávamos a dimensão que tomaria este nosso encontro informal para falar sobre educação de filhos. Pessoas vindas de diversas cidades como: São Paulo, Osasco, Valinhos, Hortolândia, São Roque e Curitiba. Isso mesmo, Curitiba!
Photo: Famílias numerosas quando se encontram, as crianças fazem a festa :)


Estiveram presentes 19 famílias, totalizando mais de 60 pessoas entre adultos e crianças. Pais com muitos filhos, marinheiros de primeira viagem, aspirantes ao posto de pai... e muitas, muitas crianças.
Photo: Os pequenos no workshop!
Os pequenos no workshop.

Apesar de ser o primeiro contato com muitos, o ambiente estava agradável e acolhedor. Uma das participantes me falou que "parecia um grupo de velhos amigos". Todos unidos por um lindo ideal de assumir a educação de seus filhos.




Agradecemos o apoio dos que não puderam vir, a presença dos que vieram e, principalmente, aos amigos que nos emprestaram o espaço para que pudéssemos receber todos com conforto.

Também posto aqui um outro artigo do evento feito por um dos participantes. 


Em breve, estaremos disponibilizando mais fotos. Até mais!